Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 4.4/5 (144 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Cristologia.
Cristologia.

Cristologia.

 

A doutrina de Cristo.

 

1. A pré-existência eterna de Jesus.

 

1.1. Jesustambém é eterno.

"No prinípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deu, e o Verbo era Deus"

(Jo 1:1). "E ele é antes de todas as coisas" (Cl 1:17); "Desde os dias da eternidade" (Miq 5:2) e antes que o mundo existisse, possuía glória junto com o Pai (Jo 17:5). Jesus disse: "Antes que abraão existisse, eu sou" (Jo 8:58). Em provérbios 8:22-31, lemos sobre o princípio dos seus caminhos, antes de suas obras.

 

1..2. antes da fundação do mundo, Jesus planejou junto com o Pai, a salvação da humanidade.

Deus na sua onisciência, viu desde a eternidade, que o homem a ser criado cairia em pecado, ficando sujeito à perdição eterna. Ele então preparou um caminho de salvação, por meio do sacrifício de seu próprio Filho. Jesus participou e concordou, e desde então, já estava disposto a dar sua vida por nós. Por isso a bíblia se expressa a respeito do "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13:8). A vida eterna é assim prometida "antes dos tempos dos séculos" (Tt 1:2), quando Deus nos elegeu para, em Jesus, sermos santos e irrepreensíveis (Ef 1:4).

 

1.3. Jesus participou da criação do mundo.

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:3). "Todas as coisas subsistem ppor ele" (Cl 1:17).

 

2. A encarnação de Jesus.

Jesus o "Deus bendito eternamente" (Rm 9:5), fez-se homem. Esse mistério chama-se "encarnação". A Bíblia diz: "Grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne" (1Tm 3:16).

 

2.1. Jesus se fez homem por meio de uma virgem, através de concepção sobrenatural.

 

2.2. Jesus veio a este mundo por meio de um nascimento natural.

Ele nasceu exatamente nove meses após Maria haver concebido de modo sobrenatural, quando "se cumpriram os dias em que ela havia de dar à lúz"

(Lc 2:6).

 

2.3. O verdadeiro Deus veio ao mundo como um verdadeiro homem.

Foi por meio desse milagre que "o Verbo se fez carne" (Jo 1:14), que Deus introduziu no mundo o primogênito (Hb 1.6), que Jesus veio em semelhança de carne (Rm 8:3), que participou da carne e do sangue (Hb 2:14) e foi feito "descendência de Abraão" (Hb 2:6), "em tudo, semelhante aos irmãos" (Hb 2:17). Foi assim que Ele desceu do Céu (Jo 6:33, 38, 41, 51e 58), e Deus lhe preparou um corpo (Hb 10:5).

  A encarnação deu a Jesus a condição de ser o Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2:5),e ser misericordioso e fiel sumo sacerdote, para expiar o pecado do povo (Hb 2:17). Sendo homem, podia fazer reconciliação pelos homens, sendo Deus, a sua reconciliação fica com um inédito valor.


3. Jesus _ O verdadeiro Deus.